fbpx

CCB: o que é, como utilizá-la, como investir e mais!

Já ouviu falar do CCB? O que é esse e outros termos do mercado financeiro acaba gerando muitas dúvidas nas pessoas que desejam investir em títulos de crédito.

Afinal, neste setor, o que não faltam são conceitos, siglas e nomenclaturas para definir os mais variados tipos de investimentos.

E você entende o que é a Cédula de Crédito Bancário? Sabe como utilizá-la e como investir da forma mais acertada? Vem com a gente, pois, neste artigo, você aprenderá tudo sobre a CCB!

As melhores soluções financeiras, você encontra na Ewally!

CCB: o que é e para que serve?

CCB o que é e para que serve

A Cédula de Crédito Bancário, mais conhecida pela sigla CCB, é um título de crédito emitido tanto por pessoa jurídica quanto por pessoa física ou jurídica em favor de uma entidade ou instituição financeira.

Ele representa basicamente uma promessa de pagamento a partir de uma operação de crédito, podendo ocorrer em território nacional e também fora das fronteiras e ser emitido em favor de uma instituição fora do Brasil.

A emissão de CCB pode ser feita também para o pagamento de dívida com moeda estrangeira, tendo caráter transferível por meio de endosso para qualquer outro credor mesmo ele não sendo uma instituição financeira.

Em quais operações a CCB pode ser utilizada?

A CCB é um título que pode ser usado para diferentes modalidades de operações de crédito como cheque especial, crédito consignado, CDC, entre outros.

No entanto, uma das modalidades mais utilizadas é a contratação de empréstimo bancário, quando o devedor assume a responsabilidade de pagamento do crédito para uma instituição credora.

Na hora de firmar contrato do CCB investimento podem ser definidas informações relacionadas aos juros sobre a dívida, ocorrência de mora, atualização monetária, penalidades contratuais, incidências de multas e condições de concessão do crédito.

O que compõe uma Cédula de Crédito Bancário?

Agora que você entende quais são as operações que podem ser utilizadas com a CCB e o que é esse título, vamos aprender um pouco sobre o que compõe uma Cédula de Crédito Bancário. Confira:

  • Ela deve ser denominado como  “Cédula de Crédito Bancário”;
  • Deve ser uma promessa do emitente de quitar a dívida em dinheiro na data do vencimento;
  • No título precisa conter informações sobre lugar e data do pagamento da dívida. Caso seja parcelado, as datas e os valores de cada prestação;
  • O nome da instituição credora com cláusula à ordem;
  • A data e o lugar de sua emissão;
  • A assinatura do emitente e, se tiver, do terceiro garantidor da obrigação, ou de seus mandatários.

Qual a diferença entre a CCB e um contrato?

Qual a diferença entre a CCB e um contrato

A diferença entre CCB e um contrato é basicamente que um título de crédito pode ser executado extrajudicialmente, em caso de inadimplência, por exemplo, onde o credor pode fazer a cobrança sem precisar de um processo na justiça.

No caso do contrato, esse tipo de cobrança não pode ser feito. Sendo assim, a emissão de CCB é mais segura no aspecto jurídico para o credor do que o contrato.

Como emitir a CCB?

A Cédula de Crédito Bancário é um título que precisa ser emitido por uma instituição financeira ou por qualquer outra entidade, desde que seja autorizada pelo Bacen, Banco Central do Brasil.

Mas para que a emissão seja considerada válida, é necessário que o título de crédito tenha informações a respeito do credor, do devedor e da operação de crédito. Por isso, fique de olho!

Como a CCB digital é utilizada?

Uma Cédula de Crédito Bancário eletrônica ou digital pode ser usada nas mais diferentes modalidades de operações de crédito, que incluem cheque, CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e também consignados, uma das modalidades mais usadas no mercado.

Inclusive, neste ano, o governo aumentou 40% a margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS durante a pandemia do novo coronavírus, segundo o Governo Federal.

Vantagens da CCB digital para emissão de dívidas

Entre as principais vantagens da CCB digital estão uma maior agilidade nos processos, segurança nas operações e ganho de escala, o que garante ótimos retornos para quem investe nesse título de crédito.

APIs da Ewally fornecidos para esta finalidade

A Ewally conta com APIs com origem para fundos de recebíveis e securitizadoras, que auxiliam a sua empresa a oferecer de maneira segura e rápida a concessão de empréstimos para pessoas físicas e jurídicas.

Nossos APIs permitem que sua empresa possa conceder empréstimos pessoais, capital de giro, crédito consignado e financiamento de bens e serviços.

Cuidados antes de assinar a CCB

Cuidados antes de assinar a CCB

Para você que quer entender tudo sobre a CCB, lembre-se que na hora de assinar esse título de crédito, você precisa conferir os dados pessoais, todas as informações financeiras que serão contratadas na operação, além de verificar as cláusulas e multas previstas.

Qual a diferença entre Cédula de Crédito Bancário e contrato de financiamento?

A diferença da CCB é um contrato de financiamento, é que  por ser um título executivo extrajudicial, a Cédula de Crédito Bancária tem andamento judicial simplificado.

Ou seja, diferente do contrato de financiamento, o emitente pode ser acionado diretamente em caso de inadimplência, permitindo que a instituição bancária possa requerer a garantia, caso exista.

Qual a taxa de juros da CCB?

A CCB tem taxas dentro da renda fixa, que podem variar, em média, de 4 a 6 pontos porcentuais acima da Selic. Dependendo da variação da Selic, é possível ter CCBs com taxa de 12% a 14%, como os pré-fixados, por exemplo.

Como investir em CCB?

Para investir em Cédula de Crédito Bancário, você não precisa se preocupar, pois não terá dificuldades, já que basta  procurar uma instituição financeira ou entidade credenciada pelo Bacen – Banco Central.

Conheça as melhores soluções financeiras no site da Ewally!

Conclusão

Entender como funciona o CCB, o que é e como investir é importante para que você possa garantir os melhores retornos financeiros para você ou seu negócio.

Além de investir nos títulos certos, lembre-se que ter acesso aos melhores serviços financeiros é fundamental para os seus rendimentos.

Conheça Ewally e tenha acesso às melhores soluções financeiras para o seu modelo de negócio, como conta digital, cartão private label, Banking as a Service, além de APIs para todos os serviços financeiros e muito mais.

Acesse o nosso site agora mesmo e conheça tudo que podemos fazer para a sua empresa.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: