fbpx

Bancos Comerciais: o que são, origem, características e funções!

Os bancos comerciais são instituições financeiras importantes para o sistema financeiro brasileiro funcionar e também para a economia do país.

Mas você conhece o papel dessas organizações e quais são suas principais características? Então, continue lendo esse artigo, porque vamos te explicar tudo sobre a função dos bancos comerciais.

O Que São os Bancos Comerciais?

o que são os bancos comerciais

Um banco comercial é uma instituição financeira, privada ou pública, que presta serviços no sentido de oferecer suprimentos de recursos para financiar, a curto ou médio prazo, a indústria, comércio, empresas de serviços, pessoa física e terceiros.

Nesse sentido, esses tipos de bancos podem oferecer uma série de serviços, que incluem ainda empréstimos, operações de crédito, cobranças, pagamento de contas, emissão de cheques, financiamentos, transferência via TED e DOC e Pix, etc.

Qual é a Origem dos Bancos Comerciais?

A origem dos bancos comerciais pode ser mais antiga do que imagina. Para você ter uma ideia, acredita-se que atividades semelhantes desenvolvidas por essas instituições  tiveram início há 4 mil anos, na civilização fenícia.

Mas calma, esse modelo atual surgiu apenas em 1406 com a fundação do Banco de San Giorgio, em Florença, na Itália.

Esse banco fez tanto sucesso, na época, que ele ganhou adesão do mundo todo e novos produtos foram agregados aos serviços financeiros oferecidos.

Porém, com a crise de 1929, os bancos comerciais foram suspensos por muitos governos ou limitados apenas à oferta de crédito ou a regulam dando abertura para os bancos múltiplos.

Entretanto, mesmo assim, esses bancos sobreviveram e, atualmente, estão entre as instituições financeiras mais importantes do mundo.

Quais as Características dos Bancos Comerciais?

caracteristicas dos bancos

São características dos bancos comerciais os processos de criação de moeda por meio da

captação de recursos em depósitos à vista que, por sua vez, são repassados no formato de operações de crédito.

Além disso, esse modelo também tem autorização do Banco Central para oferecer outros serviços financeiros, como já citamos em tópico anterior.

Para Que Serve o Banco Comercial?

De uma maneira bem prática, esse modelo de banco serve para captar recursos financeiros de investidores e, posteriormente, repassar esses valores aos agentes deficitários, ou seja, os tomadores de crédito, que podem  ser pessoas físicas ou empresas.

A partir dessa operação, os bancos comerciaisBacen podem cobrar tarifas e comissão para a concessão de diferentes tipos de serviços.

Qual a Função dos Bancos Comerciais?

Para reforçar o entendimento sobre as atividades desse modelo de banco, as funções básicas dos bancos comerciais são justamente de intermediar operações entre quem empresta (investidor) e quem precisa de recursos (tomador de crédito), além de oferecer outros serviços.

Bancos Comerciais E O Sistema Financeiro Brasileiro

Obviamente que os bancos comerciais estão ligados ao sistema financeiro brasileiro, operado e controlado pelo Banco Central do Brasil, órgão responsável por regular as atividades das instituições financeiras em todo território nacional. 

Porém, vale lembrar que outros órgãos também podem auxiliar na fiscalização dos bancos brasileiros, com as instituições que regulam o Código de Defesa do Consumidor.

No ano de 2008, durante a crise financeira no Brasil, vários bancos tiveram um crescimento exponencial por meio de fusões e aquisições de outras empresas do segmento, diminuindo a concorrência no setor financeiro. 

Exemplo disso é que cinco dos maiores bancos comerciais no Brasil possuem, juntos, 64% dos ativos existentes no mercado. 

Qual É a Diferença Entre os Bancos Comerciais e os Bancos Múltiplos?

Vamos entender um pouco a diferença entre bancos múltiplos e comerciais. Sabemos que o modelo comercial oferta serviços de crédito, tomando recursos e emprestando para pessoas físicas e jurídicas.

Por outro lado, temos os bancos múltiplos, que também podem oferecer o mesmo serviço, mas têm autorização para operar ainda como um banco de investimento, ou seja, podem conceder empréstimos e intermediar operações no mercado financeiro.

Qual a Principal Diferença Entre os Bancos Comerciais e as Fintechs?

bancos e fintechs

Agora que você sabe qual a diferença entre bancos comerciais e bancos múltiplos, é importante esclarecer também as diferenças com as fintechs, já que muitas pessoas confundem as instituições.

Uma das grandes diferenças é que uma fintech tem como premissa a utilização de tecnologia para desburocratizar processos, facilitar o acesso aos serviços bancários e oferecê-los com custos reduzidos.

Aliás, as fintechs de serviços financeiros mudaram a forma como esses produtos são criados e oferecidos, já que suas soluções e processos estão intrinsecamente ligados às inovações tecnológicas com transações feitas apenas de forma online.

Bancos Comerciais vs. Fintechs: Qual a Melhor Para Sua Empresa?

pessoa mexendo no notebook com um cartao de crédito em mãos

Sabendo para que serve o banco comercial fica mais claro entender qual a melhor opção para a sua empresa, mas vamos entender melhor as principais vantagens de cada modelo.

Os modelos comerciais, que são aqueles bancos tradicionais que conhecemos, até podem passar uma imagem de seriedade e profissionalismo, afinal, esses eram os únicos formatos que conhecíamos até pouco tempo.

Isso acontece também porque eles têm uma estrutura física, ou seja, algo palpável, que possibilita que o cliente possa visitar o banco para resolver alguma questão.

Porém, os bancos comerciais podem ser uma opção muito vantajosa, principalmente, em um mundo moderno e dinâmico, onde prezamos pela praticidade e agilidade.

Isso porque, na maioria das vezes, ao se dirigir para as instituições bancárias tradicionais, você precisa enfrentar filas e também passar por processos burocráticos, que acabam enrolando a vida.

Sem contar que esses modelos de bancos também praticam tarifas bancárias elevadas pelos seus produtos e serviços até aqueles mais simples.

E por outro lado, as fintechs chegam ao mercado com uma proposta mais moderna, dinâmica e, sim, muito confiável.

Mesmo não tendo estrutura física, esses modelos de instituições não deixam nada a desejar quando o assunto é a segurança das operações, além de permitir que seus clientes possam fazer todas as transações online, com custos reduzidos e proteção de dados.

Por conta da economia, agilidade, segurança e conforto, hoje em dia, as fintechs tornam-se as melhores opções para empresas dos mais variados portes, segmentos e também para pessoas físicas.

Quais As Diferenças Entre Banco Comercial, De Investimento E Bancos Digitais?

Bancos comerciais, de investimento e bancos digitais não são a mesma coisa. Para você entender, um banco digital oferece praticamente todos os produtos e serviços de um banco tradicional, ou seja, o comercial. 

Entretanto, a principal diferença é que esse tipo de banco online possibilita atividades 24 horas, incluindo finais de semana e feriados. Porém, os bancos virtuais focam somente em serviços online, por meio de plataformas digitais e aplicativos.

Não há oferta de serviços de maneira física, como acontece nos bancos comerciais tradicionais, por meio de agências bancárias, por exemplo, que oferecem atendimentos presenciais. 

Já os bancos de investimentos são instituições voltadas para as pessoas jurídicas, ou seja, as empresas. Além disso, elas também servem como  uma empresa para abrir capital na Bolsa de Valores.

A grande diferença entre um banco comercial e outro formatos de instituições bancárias é possibilidade de “criar” moeda corrente e colocá-las em circulação no mercado, além de oferecer empréstimos, aumentando a base monetária circulante na economia.

Qual Das Opções É A Melhor Para Sua Empresa?

Entendendo quais são as principais diferenças entre bancos comerciais e bancos digitais, saiba que, hoje em dia, as melhores opções de instituições bancárias são os bancos digitais, que têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. 

Os bancos tradicionais até podem passar uma imagem maior de confiança por terem espaços físicos, mas saiba que os bancos online, nos últimos anos, têm se apresentado como uma das melhores alternativas para os consumidores. 

Isso porque, eles oferecem praticamente os mesmos serviços do que os bancos tradicionais, além de garantirem toda a segurança necessária aos consumidores na realização das transações. 

Sem contar que, por serem empresas que atuam apenas no mundo virtual, sem espaços físicos, elas conseguem economizar na contratação de funcionários, aluguel de espaços e compra de equipamentos, oferecendo serviços financeiros mais baratos ou até gratuitos. 

Quais São Os Fatores Favoráveis Às Fintechs?

As fintechs, que oferecem os bancos digitais, garantem ainda mais vantagens sobre os bancos comerciais

Isso porque, as empresas de tecnologia financeira entregam soluções facilitadas, acessíveis e simplificadas para processos antigos, além de disponibilizar serviços e produtos mais direcionados para seu público.

Por conta da aceitação do novo formato de banco por parte do público em geral, o surgimento de startups de serviços financeiros tem crescido de forma significativa nos últimos anos. 

Para você ter uma ideia, um mapeamento feito pelo Distrito em setembro de 2020 revelou que o Brasil já contava com 828 startups de serviços financeiros das mais diversas, como empresas de meios de pagamento, backoffice, crédito, investimento, tecnologia, criptomoeda, etc. 

Quais os Principais Bancos Comerciais no Brasil?

Os maiores bancos comerciais do Brasil são os velhos conhecidos da população brasileira, que detém uma boa parcela do mercado de crédito. Entre eles estão o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander e Caixa Econômica.

Conheça as soluções financeiras da Ewally!

Conclusão

Agora ficou mais claro entender o que são bancos comerciais, suas principais características e funções e também as fintechs.

A verdade é que, atualmente, os bancos digitais oferecidos pelas fintechs têm ganhado espaço no mercado por uma série de vantagens tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.

Mas na hora de escolher uma fintech, fique atento à qualidade dos serviços, à segurança e à variedade de produtos oferecidos. Entre as melhores opções do mercado está a Ewally,  que oferece serviços financeiros modernos e personalizados.

Na Ewally, nossos clientes podem ter acesso aos serviços financeiros, como cartões de crédito, débito, pré-pago, soluções Private Label, White Label, Baking As a Service e muito mais. Quer saber como contratar os nossos serviços? Acesse o nosso site!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: