fbpx

O Que É CDI E Impactos Sobre Seus Investimentos

Ao fazer seus investimentos financeiros é importante entender tudo que impacta diretamente nos seus rendimentos. Um dos fatores que mais influencia suas aplicações é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Mas você sabe o que é CDI e como ele impacta o mercado financeiro? Se a resposta for não ou se não entende muito bem do que se trata esse certificado, acredite, esse artigo vai te ajudar muito. Vem com a gente!

O Que É CDI?

CDI

O CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário, um título emitido por instituições financeiras para a realização de transações financeiras de empréstimo entre elas a curto prazo (dia).

Isso acontece, principalmente, para garantir o saldo positivo do caixa dos bancos que captam recursos por meio desse certificado, já que o saldo dessas instituições não pode ficar no vermelho no fim do dia. Uma determinação do Banco Central. 

Dessa forma, assim como qualquer outra modalidade de empréstimo, nessas transações há a cobrança das taxas de juros, que é justamente a taxa CDI

Como são operações diárias, o Certificado de Depósito Interbancário é calculado todos os dias, com base nas taxas médias dos empréstimos.

Como Funciona O CDI Na Prática?

O Banco Central exige que os bancos encerrem o dia com seu caixa no azul, porém, como nem sempre essa condição é possível, as instituições bancárias fazem empréstimos entre si para garantir que o expediente não seja finalizado no vermelho.

Com isso, entra em cena o CDI, um título que acompanha a variação da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.

Como O CDI É Composto E Calculado?

O CDI é uma taxa relacionada aos empréstimos entre as diferentes instituições bancárias, porém, seu reflexo não é sentido diariamente no mercado de investimentos.

Isso porque, as taxas diárias são usadas, na verdade, para extrair uma média mensal e também anual do Certificado de Depósito Interbancário, que é considerado no rendimento dos investimentos de renda fixa.

Lembrando que esse cálculo é feito pela CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados). 

O Que É Um Investimento Atrelado Ao CDI?

Os investimentos financeiros atrelados ao CDI levam em consideração esse índice que, por sua vez, entregam percentuais relativos a ele. Sendo assim, as variações do CDI impactarão nas suas aplicações.

Para exemplificar, um CDB (Certificado de Depósito Bancário) que rende 110% do CDI, significa que o título terá um retorno de 10% além da taxa do CDI. Se o Certificado de Depósito Interbancário  baixar, a rentabilidade do CDB também é reduzida. 

Como O CDI Influencia Os Investimentos?

A taxa CDI influencia os investimentos de renda fixa, principalmente os títulos privados pós-fixados como, por exemplo, o LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), o LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e o CDB, como mencionamos no tópico anterior. 

O CDI é uma taxa que permite uma comparação facilitada entre investimentos para, assim,  determinar se a aplicação será satisfatória, fazendo dele um dos principais benchmarks financeiros do setor.

Para você entender a influência dessa taxa no investimento, saiba que ele representa o menor retorno sobre uma aplicação segura. Com isso, é possível entender quais os ativos que possuem as melhores expectativas de ganho. 

Além disso, o CDI também auxilia no cálculo do retorno das aplicações, já que ele é calculado no resgate dos recursos.

O Que É CDI Acumulado?

O CDI acumulado é quando falamos sobre um número em porcentagem que, por sua vez, representa o comportamento desse indicador em um determinado período. 

Sendo assim, você só precisará somar as taxas de cada mês para obter o CDI acumulado.

CDI Hoje: Qual É O Rendimento?

No mercado de investimentos, o CDI e a Selic são taxas muito próximas, já que o Certificado de Depósito Interbancário, normalmente, fica em 0,10 ponto porcentual abaixo da Selic Meta.

O CDI hoje é de 11,65% ao ano. Mas para você entender melhor o rendimento desta taxa, confira um histórico feito pelo Banco Central:

Como Saber Quanto Está O Rendimento CDI?

As operações de Certificado de Depósito Interbancário acontecem todos os dias, como já mencionamos neste artigo, sendo calculada pela Cetip.

Para saber quanto está o rendimento do CDI, é preciso dividir o valor anual acumulado por 12 meses.

Qual É A Diferença Entre CDI E Selic?

CDI

O CDI está ligado aos juros das operações de empréstimo  de curto prazo entre instituições financeiras, já a taxa Selic é usada pelo governo para remunerar as instituições bancárias que fazem empréstimos entre si por meio de títulos do Tesouro Nacional.

Quais São Os Rendimentos Atrelados Ao CDI?

Há diversos rendimentos atrelados ao CDI, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário), um dos títulos de renda fixa mais adquiridos pelo investidor pessoa física.

No título CDB, sua remuneração pode ser prefixada ou pós-fixada, sendo que as aplicações acima de R$ 5 mil devem ser registradas em uma câmara de ativos.

Outro rendimento atrelado ao CDI é o LCI (Letra de Crédito Imobiliário), títulos emitidos por instituições bancárias para captação de recursos que devem ser usados no mercado imobiliário.  

Temos também a LCA, onde o dinheiro captado é usado para financiar agricultores e pecuaristas em sua atividade.  Sendo assim, uma pessoa empresta para o banco e o banco repassa ao agronegócio. 

A LC (Letras de Câmbio) também são influenciadas pelo CDI, que tem como objetivo levantar capital para fomentar o crédito.  Ou seja, o banco obtém a aplicação do investidor e, posteriormente, empresta para o tomador. 

Por Que O CDI Pode Ser Mais Vantajoso Que A Poupança?

Hoje, a  poupança tem rentabilidade baixa quando comparada às aplicações nos títulos de renda fixa, como a LC, CDB, LCA e LCI, já que a poupança costuma render o equivalente a 70% da taxa Selic.

Sendo assim, a rentabilidade anual da poupança chega a perder da inflação, fazendo dela muito menos vantajosa para um investidor que deseja retirar o dinheiro em um curto prazo.

O que significa render 100% do CDI?

Render 100% do CDI significa que uma aplicação terá o mesmo rendimento se for aplicado durante um período específico. 

Por exemplo: se o CDI é de 2,4%, a aplicação renderá esses mesmos 2,4% pelo mesmo prazo.

Lembrando que, caso a taxa sofra variação, o valor do rendimento também vai variar com base nessa alteração. Sendo assim, analise com cautela seus investimentos baseados na taxa CDI, pois as maiores porcentagens do CDI nem sempre terão os melhores rendimentos.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é CDI e como essa taxa impacta nos investimentos, chegou a hora de aplicar nos melhores ativos financeiros.

Mas, além das suas aplicações, se você tem uma empresa, lembre-se que contar com a melhor tecnologia financeira para o seu negócio. 

Conheça a Ewally, nossa fintech que disponibiliza as soluções mais vantajosas para os mais diferentes modelos de negócio. 

Com a Ewally, nossos clientes têm acesso a um amplo portfólio de produtos e serviços, que incluem soluções de Banking as a Service, emissão de cartão de crédito, APIs para todos os serviços financeiros e muito mais. 

E na hora de usar as nossas soluções, você não precisa se preocupar, pois nossos produtos e serviços são personalizados para atender aos mais variados formatos e portes de negócios. 

Ficou curioso para conhecer mais sobre a nossa empresa e soluções? Então, acesse o nosso site e fique por dentro de tudo que a Ewally pode fazer para a sua empresa e também para os seus clientes.  

 

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: