fbpx

PCI Compliance (PCI DSS): saiba o que, normas é e quem precisa

A sua empresa trabalha com meios de pagamentos? Possui todas as certificações necessárias para as operar dentro da legalidade? Um dos certificados necessários é o PCI Compliance, uma norma internacional de boas práticas e segurança.

Se o seu negócio ainda desconhece essa certificação, é bom ficar de olho, pois ela é importantíssima para que você opere dentro da legalidade.

Para te ajudar a entender melhor do que se trata a certificação PCI, continue lendo esse artigo, pois traremos todos os detalhes sobre esse tema e quais empresas precisam correr atrás dessa certificação!

 

O que é PCI Compliance (PCI DSS)?

o-que-e-pci-compliance

Criada em 2006, o “PCI DSS” é considerada uma das maiores certificações de segurança do segmento e sua sigla quer dizer “Payment Card Industry – Data Security Standard”, que significa Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento.

Inclusive, essa certificação é mantida e regida pelo PCI Security Standards Council (Conselho Padrão de Segurança PCI), fundado pelas bandeiras de cartões, que incluem MasterCard, Visa, American Express, JCB International e Discover Financial Services.

O Conselho tem como responsabilidade a manutenção, desenvolvimento e a promoção da certificação PCI Compliance, contribuindo para a implementação do padrão por meio de avaliações e qualificações.

 

Qual é o papel do PCI Compliance?

Agora que ficou mais claro  o que é PCI, é bom que você entenda que esse documento é exigido para garantir a proteção das informações pessoais dos titulares dos cartão de crédito, débito ou outras modalidades.

Ela tem o papel de formar um conjunto de requisitos para certificar a segurança de operações realizadas com cartão pela internet.  O principal objetivo é reduzir riscos de apropriação indevida de dados ou riscos de fraude durante as operações financeiras.

 

Certificação PCI Compliance: quem precisa?

certificacoes-pci-compliance

No mercado de pagamento, esse documento é necessário para todas as companhias que fazem o processamento, armazenamento e transmissão de dados de cartões, que incluem número, código de segurança e validade.

Sendo assim, a segurança PCI é um documento importante para provedores de plataformas de pagamento online e também os usuários, ou seja, pessoas jurídicas que operam pela internet usando dados de cartão dos portadores.

 

Níveis da PCI Compliance

Essa certificação possui 4 níveis, que estão distribuídos na classificação 1, 2, 3 e 4, configuradas de acordo com a quantidade de transações processadas por ano.

Dessa forma, essas classificações definem a quantidade de esforços que você precisará para se adequar ao PCI Compliance. Dá uma olhadinha nos critérios de cada nível:

  • 1: mais de 6 milhões de operações por ano;
  • 2: entre 1 e 6 milhões de transações por ano;
  • 3: entre 20 mil e 1 milhão de transações ao ano;
  • 4: menos de 20 mil transações ao ano.

 

Quais os requisitos para um negócio obter a certificação PCI?

requisitos-para-obter-pci-compliance

Para que a sua empresa tenha a autorização para atuar com o pagamento de cartões e receba a PCI DSS Compliance, você precisa cumprir algumas condições de segurança, que incluem os seguintes critérios:

  • Manutenção de uma rede segura para o processamento das transações;
  • Proteção das informações dos titulares de cartão;
  • Manutenção do sistema protegido de hackers;
  • Controle do acesso por meio de fortes medidas de proteção;
  • Monitoramento e teste das redes frequentemente;
  • Implementação de uma política de segurança.

 

Quais empresas precisam de uma certificação PCI DSS?

A certificação PCI é destinada a todas as empresas envolvidas no processamento de pagamentos, incluindo empresas do varejo, independentemente do volume de operações e porte.

Ou seja, se o seu negócio aceita ou processa cartão de pagamento, essa certificação é recomendada. 

 

Por que minha empresa deve se preocupar com isso?

Mesmo depois de todos esses esclarecimentos, você ainda pode estar em dúvida se realmente a certificação PCI Compliance é importante para a sua empresa. Dá uma olhadinha nos motivos que seu negócio deve se preocupar!

 

Confiança

A confiança é um dos principais motivos para adotar essa certificação, já que a sua empresa precisa gerar credibilidade junto ao seu cliente para efetivar a compra.

Sendo assim, ter um provedor com essa certificação PCI Compliance é oferecer a garantia de um processo de compra seguro e validado pelo mercado de pagamento.

 

Responsabilidade legal

Você deve saber que a sua empresa é responsável pelas operações no seu ambiente digital, não é mesmo?

Sendo assim, quando ocorre algum problema, como roubo de dados do cartão, por exemplo, essa situação pode virar uma ação jurídica, se for comprovado vazamento de dados, gerando prejuízo financeiro e muita dor de cabeça. 

 

Obrigatoriedade

Se a sua empresa recebe pagamentos por meio de um gateway ou cartões de crédito, você precisa ter a segurança PCI que, inclusive, é uma obrigatoriedade para esse modelo de negócio. 

 

Prevenção a fraudes

Ter recursos de pagamento que adotam essa certificação auxilia as empresas a ter menos problemas e preocupações com chargebacks provenientes de fraudes com dados de cartão, já que, nesses casos, as transações suspeitas são rastreadas.

Isso evita que a sua loja virtual, por exemplo, tenha prejuízos com o ressarcimento ao cliente.

 

Conheça a Plataforma BaaS da Ewally e tenha total segurança em suas vendas online

Além do certificado PCI, você quer oferecer segurança para os seus clientes nas compras online, conheça a plataforma BaaS da Ewally,  nossa fintech de serviços financeiros, que está fazendo o maior sucesso no mercado.

Com a Ewally, você pode criar um banco com a sua marca por meio de soluções modulares e funcionalidades, que vão desde abertura de conta digital, emissão de cartão, formas de pagamento e recebimento, contas vinculadas e muito mais.

A vantagem é que a sua empresa pode criar, operar e oferecer as melhores experiências de um banco digital moderno e completo.

A nossa plataforma de Banking as a Service disponibiliza todos os recursos para você desenvolver a sua solução financeira, de maneira ágil e customizada.

 

Entre em contato com a Ewally agora mesmo!

 

Conclusão

Agora você já sabe a importância de ter a certificação PCI Compliance no seu negócio, não é mesmo? Na hora de garantir segurança aos seus clientes, fale com a Ewally, que garante as melhores soluções financeiras para negócios dos mais variados segmentos. 

Com a Ewally, sua empresa pode ter acesso aos mais variados serviços, como cartão private label, emissão e processamento de vários tipos de cartões e muito mais.

Conheça mais sobre nossos serviços no nosso site e encontre tudo que você precisa em serviços e produtos financeiros.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: