fbpx

Open X: O Que É, Como Funciona e Como se Preparar?

Você já ouviu falar do Open X? Esse novo conceito de fazer operações financeiras chegou para mudar o mercado financeiro com uma proposta mais colaborativa, integrativa e inovadora.

Depois do Open Banking e Finance, a expectativa é uma nova era no jeito dos consumidores se relacionarem com serviços bancários. Confira!

O Que É o Open X?

O Open X é, basicamente, uma nova abordagem de plataforma aberta, que permite que os players dos mais variados tamanhos e setores possam colaborar com a oferta de produtos e serviços financeiros especializados.

Esse sistema é considerado pelo mercado como uma nova era do sistema financeiro, uma espécie de revolução do Open Banking e do Open Finance.

A proposta é encontrar novas formas de colaboração e integração para implementar estratégias de troca estruturada de informações e serviços entre diferentes agentes do sistema financeiro.

Como Funciona o Open X?

O Open X funcionará bem parecido com um marketplace integrado e compartilhado, utilizando as informações dos dados dos seus usuários que, por sua vez, são donos das suas próprias informações e decidem com quem deseja que eles sejam compartilhados.

A partir dessa integração e compartilhamento, a proposta é garantir uma colaboração mais eficaz e estruturada, já que a padronização de APIs auxilia nesse processo.

Além disso, os insights compartilhados entre os agentes financeiros também contribuem com esse novo sistema.

O resultado dessa integração e compartilhamento altera o foco dos produtos financeiros para a experiência do usuário, ou seja, uma experiência aberta. Por isso, o termo Open X.

Open Banking, Open Finance e Open X: Quais as Diferenças?

open x open banking open finance

Para você entender as diferenças entre Open X, Open Banking e Open Finance. Saiba que o Open X é a evolução da descentralização dos bancos, que vem acontecendo nos últimos anos.

Esse novo serviço prevê o compartilhamento e integração de dados e serviços dos mais variados tipos, como varejo, telefonia, etc.

Já o Open Banking é um sistema que  tem como proposta a abertura do sistema bancário e o compartilhamento de dados dos clientes entre as mais variadas instituições bancárias e financeiras, a partir do consentimento do usuário.

A proposta é permitir que clientes movimentem suas contas entre plataformas e transfiram seus dados de um banco para o outro de forma simplificada.

O Open Finance é um sistema financeiro aberto, incluindo outros players no mercado, tornando a abertura do sistema bancário mais amplo, permitindo que outras instituições possam compartilhar esses dados.

Quais os Benefícios do Open X?

open x benefícios

Sabendo o que é a diferença entre os termos deste sistema aberto, vamos entender quais são os benefícios que o Open X oferece para clientes e consumidores. Confira!

Benefícios do Open X Para os Consumidores

Para os consumidores, uma das grandes vantagens é uma melhor experiência na hora de usar os mais diversos serviços, além de ter acesso às soluções ainda mais personalizadas e serviços focados em suas necessidades.

Somado a isso, outra vantagem é contar com serviços mais ágeis, já que os produtos estarão reunidos em uma única plataforma. Sem contar a segurança e privacidade deste sistema.

Benefícios do Open X Para as Instituições

No caso das instituições, o Open X possibilita a oferta de produtos e serviços em vários canais com diferentes parceiros, além de melhorar a performance das suas rotinas, acesso a novas oportunidades de negócio e aceleração da inovação para outros objetivos.

Por Que Apostar no Open X?

O Open X é um sistema que traz benefícios não somente para a sua empresa, mas também para o clientes, tornando as rotinas internas mais ágeis seguras, além de garantir ainda mais negócios para a sua empresa.

Como Se Preparar Para o Open X?

open x como se preparar

Ficou interessado nessa nova era do sistema financeiro? Então, confira as nossas dicas de como se preparar para o Open X e se tornar uma empresa ainda mais competitiva neste mercado.

Planejamento

O primeiro passo para se preparar para a chegada desse novo sistema é planejamento. Por isso, fique de olho sempre nas tendências do mercado, nas novas tecnologias e tudo que possa fazer a diferença no seu negócio a médio e longo prazo.

Revisão de Estratégias

Além de se planejar de forma antecipada, observe a necessidade de fazer adaptações no seu modelo de negócio para, assim, conseguir se preparar para um novo cenário.

Sendo assim, não deixe de rever as estratégias do seu negócio e repensar o seu posicionamento no setor, focando em um nicho, por exemplo, para se destacar.

Priorização Ainda Maior do Usuário

Para aproveitar as melhores oportunidades do Open X, lembre-se que priorizar a experiência do usuário é ainda mais importante. Procure ter um negócio cada vez mais digital e humanizado, criando soluções assertivas tendo seu cliente como foco.

Mantenha também o consumidor sempre por dentro sobre como seus dados são utilizados, motivos para isso e os níveis de segurança ofertados neste processo.

Aproximação dos Parceiros Certos

O Open X tem como pilar a colaboração e, por consequência, as parcerias. Sendo assim, antes do novo sistema chegar, encontre parceiros para te ajudar a aprimorar os seus serviços, como uma união dos bancos tradicionais com as fintechs.

Investimento em Inovação

Quer ser uma empresa competitiva? Então, saiba que investir em inovação é o ponto-chave do sucesso nessa nova era.

Sendo assim, é importante que invista em transformação digital com tecnologias ainda mais inovadoras, já que elas possibilitam o ingresso e a sobrevivência nesse novo cenário.

As melhores soluções financeiras estão na Ewally!

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o Open X e os principais benefícios, lembre-se de se preparar para essa nova era do mercado financeiro.

Encontre os melhores parceiros de serviços financeiros para tornar a sua empresa ainda mais competitiva. Conheça a Ewally, uma fintech que oferece soluções financeiras para diferentes empresas com qualidade, segurança, customização e alta tecnologia.

Na Ewally, você encontra serviços como private label, Banking As a Service, conta digital, cartões de crédito, débito, pré-pago, etc. Acesse o nosso site e conheça todas as soluções financeiras da Ewally!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: