fbpx

Boleto bancário: o GUIA com tudo o que você precisa saber!

Mesmo com a invenção do cartão de crédito, débito e do pix, o boleto bancário é ainda um dos meios de pagamentos mais usados pelos consumidores brasileiros na hora de pagar pela compra de produtos e serviços.

Inclusive, esse dado é confirmado pela pesquisa realizada pelo site E-commerce Brasil, em parceria com o Sebrae.

Segundo o levantamento, cerca de 75% dos consumidores ainda usam esse recurso como opção de pagamento em razão das baixas taxas cobradas e pela facilidade na hora de efetivar os pagamentos.

Se você tem um negócio e precisa aprender como emitir boleto, continue lendo este artigo, pois vamos te explicar como funciona esse meio de pagamento, os tipos existentes no mercado, como fazer a cobrança de boleto e muito outras informações importantes.

O que é e como funciona o boleto bancário?

o que é e como funciona o boleto bancário

Entender o que é boleto bancário, é fundamental para que você possa compreender melhor como funciona esse recurso disponibilizado pelo Banco Central, há quase 30 anos.

Esse documento de pagamento é basicamente um título de cobrança, que pode ser emitido ou pago por pessoas físicas, empresas, organizações, entre outros.

Nele, constam informações como prazo de vencimento, possibilidade de acréscimo de juros ou cobrança de multas, além da instituição emissora e muitas outras informações.

Hoje em dia, esses documentos podem ser pagos tanto em bancos, postos dos Correios, caixas eletrônicos, lotéricas quanto pela internet por meio de internet banking ou mobile banking que, inclusive, facilitaram ainda mais a realização desse tipo de pagamento.

As melhores soluções financeiras, você encontra no site da Ewally!

Quais são as vantagens do boleto bancário?

vantagens do boleto bancário

Agora que você entendeu como funciona o boleto bancário, saiba que esse recurso oferece uma série de vantagens para os seus usuários, como economia de tempo, facilidade para emissão do documento e um melhor controle financeiro por parte das empresas.

Somado a isso, o boleto também auxilia na redução de custos da sua empresa, já que esse recurso é uma opção mais barata tanto para quem emite, ou seja, a empresa, quanto para quem paga, ou seja, o consumidor.

Quando comparado com outros métodos de pagamento como cartão de crédito, por exemplo, essa opção se apresenta como a solução menos onerosa para as empresas, que diminuem custos com o pagamento de taxas de cartão.

O boleto bancário também consegue reduzir os índices de inadimplência de uma companhia, uma vez que essa opção proporciona uma sensação maior de confiança e segurança ao fazer compras, principalmente pela internet.

Isso porque, ao usar esse meio de pagamento, o consumidor não precisa fornecer os seus dados pessoais e informações bancárias. Essa opção de quitação de débitos também otimiza os processos internos das empresas e profissionais liberais, já que tudo pode ser feito pela internet.

Sem contar que oferecer esse recurso também é capaz de estimular a fidelização dos seus consumidores, uma vez que esse meio de pagamento dá mais liberdade para que o cliente possa escolher a melhor data de pagamento.

Além disso, se, por algum motivo, o consumidor precisar atrasar o pagamento, o serviço não será interrompido e o pagamento pode ser feito em outro dia, mas claro que com o acréscimo de juros e multas sobre o período de atraso do documento.

Tipos de boleto bancário

E nesse universo, o mercado de pagamentos oferece vários tipos de boleto bancário que sua empresa pode oferecer para os clientes.

Cada uma dessas versões tem características e funcionalidades variadas para atender as necessidades de diferentes consumidores e também das empresas que utilizam esse recurso. Confira!

Boleto sem registro

Boleto bancário sem registro não possui relação com um banco emissor, permitindo que a empresa faça a emissão do documento diretamente para o cliente, sem a necessidade de aprovação por parte da instituição bancária.

Essa versão sem registro também é chamada de boleto simples e oferece menos juros e possibilita ainda alterações sem burocracia ou custos.

Boleto registrado

O boleto registrado, como o próprio nome sugere, deve ser registrado pelos bancos. Nesse caso, a instituição bancária recebe a remessa e, em seguida, faz o registro dos dados do documento, que incluem código de barras, vencimento, valor,  CPF ou CNPJ, entre outros.

Boleto recorrente

Já o boleto bancário recorrente é uma versão de pagamento que dispensa a emissão mensal de cada fatura, já que ele permite apenas um registro da cobrança de maneira repetida com as mesmas datas de vencimentos para os meses subsequentes.

Carnê de pagamentos

O carnê de pagamento também é uma espécie de boleto usado, principalmente, por empresas que trabalham com vendas parceladas ou com cobrança recorrente.

Aliás, esse tipo de boleto também tem a mesma característica da versão recorrente, já que inclui as datas de vencimento que devem ocorrer nos meses seguintes.

O que significa cada campo do boleto bancário?

campos do boleto bancário

Antes de entender como emitir boleto bancário, é importante saber o que significa cada campo impresso no documento para não ter problemas na leitura das informações.

A palavra Sacado, por exemplo, é o nome e CPF ou CNPJ da pessoa ou instituição que pagará o documento. Já o código do cedente é o número da conta corrente da empresa que emitiu o boleto.

Por sua vez, o valor é o recurso final que será pago pelo consumidor. Como o próprio nome já diz, o vencimento é o prazo final para a quitação do boleto, sem o acréscimo de multas ou juros.

Os campos de juros de mora e multa são basicamente os valores que serão cobrados, em caso de atraso no pagamento.

Na hora de gerar boleto, há também o campo Nosso Número, que é um espaço de identificação do documento, que é gerado pelo órgão emissor, usado pelos departamentos financeiros como controle.

Você encontra também o campo linha digitável, que é uma representação numérica do código de barras que contém código de compensação, moeda, data de vencimento e o valor do documento até a data de vencimento. Ao todo, o código de barras pode ter 48 dígitos.

Quem pode emitir boletos bancários?

quem pode emitir boleto

Para quem se pergunta sobre quem pode emitir boleto bancário, saiba que empresas e pessoas físicas podem emitir esses títulos, desde tenham uma conta bancária, seja uma instituição tradicional ou uma conta digital.

Como emitir um boleto bancário?

Fazer a emissão do boleto é muito simples, pois, hoje em dia, os aplicativos oferecem recursos bem fáceis de mexer e extremamente intuitivos. Dependendo do banco que você tenha conta corrente, é possível encontrar ícones para emitir cobranças.

Aplicativos, como o app da Ewally, por exemplo, oferecem um passo a passo muito simples e intuitivo para emitir o boleto. Além disso, na Ewally, a emissão de boleto é grátis.

Como fazer cobrança por boleto bancário?

Para fazer a cobrança de boleto, saiba que o processo é o mesmo do que apresentado no tópico acima.

Mas lembre-se que esse procedimento pode ser diferente dependendo da instituição que você possui conta corrente. Caso tenha dificuldade de emitir o boleto, entre em contato com o seu banco para te orientar melhor.

Quais plataformas são usadas para gerar boletos?

plataformas para gerar boletos

Além de usar o recurso do seu próprio banco, há também a possibilidade de usar emissor boleto online de plataformas online, como Asaas, um sistema de cobrança de clientes, que oferece também diversas funcionalidades.

A plataforma Boleto Bancário é uma das mais tradicionais para emissão de boleto online automático. Já o Galaxy Pay é um site focado em pagamentos recorrentes, como assinaturas e mensalidades, tendo funcionalidades e recursos bem simples.

Além dessas opções de geração de boleto, o mercado oferece ainda muitas outras opções, mas se quer rapidez e segurança, recomendamos que você utilize os recursos do aplicativo no seu banco ou conta digital.

Boleto bancário: as principais dúvidas respondidas!

dúvidas frequentes

Na hora de aprender como funciona o pagamento por boleto bancário, é normal surgirem muitas dúvidas sobre esse processo de emissão desses títulos. Por isso, separamos aqui as questões mais respondidas. Confira!

Boleto ou cartão: qual a melhor opção?

Por mais que o cartão de crédito seja uma ótima opção na hora de fazer pagamentos, o boleto é uma ótima escolha por apresentar tarifas mais baratas.

A tarifa cobrada pelas bandeiras de cartão de crédito é, algumas vezes, até 200% maior do que as taxas dos boletos. Mas vale lembrar que a melhor opção será sempre aquela que atende às necessidades do consumidor.

Como gerar um boleto bancário online?

De um modo geral, os aplicativos dos bancos e contas digitais seguem um padrão de layout na hora de gerar boleto, apresentando apenas algumas diferenças em seus recursos.

  • No aplicativo do seu banco, vá até o menu Cobranças e, em seguida, clique em Emitir Cobranças;
  • Depois disso, escolha a opção Boletos e a forma de envio, que pode ser por e-mail ou geração de PDF para entrega manual;
  • Selecione os clientes que deseja fazer a cobrança;
  • Defina do que se trata a cobrança;
  • Em seguida, insira a data de vencimento e as informações adicionais da cobrança;
  • Clique no ícone “Gerar cobrança”;
  • Pronto, seu  boleto já pode ser emitido.

Como funciona o boleto bancário parcelado?

Para você que quer entender como funciona o boleto bancário parcelado, saiba que ele ocorre por meio da utilização do uso do cartão de crédito para o parcelamento.

De forma resumida, o consumidor faz o parcelamento através do cartão de crédito do valor integral do boleto. Depois disso, o pagamento do documento é processado e a compra é realizada.

Boleto bancário serve como comprovante de residência?

O boleto bancário serve como comprovante de residência? A resposta é sim! Isso porque, um boleto pode ser uma conta de água, energia, internet, telefone, gás, contratos de aluguel, plano de saúde e por aí vai.

O que acontece se não pagar o boleto?

Muitas pessoas se perguntam sobre o que acontece se não pagar o boleto, saiba que o não pagamento de um título bancário pode reduzir o score do consumidor, além de acarretar em cobrança de juros, multas ou até processos judiciais de cobrança.

Quando um consumidor atrasa o pagamento de um boleto, ele é enquadrado na situação de conta atrasada ou dívida negativada, o que acarreta em um score com notas mais baixas, o que compromete a aprovação de produtos financeiros, como empréstimo, por exemplo.

Por que o boleto demora para compensar?

O boleto demora para compensar, pois existe um prazo de três dias úteis para que o pagamento seja, de fato, aprovado pelas instituições financeiras.

Esse período serve para que os bancos repassem o valor pago para instituição que deve receber os valores.  Por exemplo, se um consumidor faz o pagamento de um boleto e uma terça-feira, esses valores somente serão reconhecidos na sexta-feira.

Conheça as melhores soluções financeiras no site da Ewally!

Conclusão

Não tem como negar: o boleto bancário é uma das formas de pagamentos mais fáceis, baratas e práticas de pagar por uma compra. Portanto, oferecer esse recurso no seu negócio é essencial para não perder bons negócios.

Na hora de emitir boleto de pagamento para os seus clientes, é importante que você utilize aplicativos rápidos, seguros e intuitivos para facilitar todo o processo de emissão.

Se você ainda não tem um parceiro de serviços financeiros, conheça agora mesmo a Ewally, uma fintech moderna, completa e altamente tecnológica, que oferece diversas soluções financeiras para o seu modelo de negócio.

Na Ewally, sua empresa tem acesso aos mais variados serviços, como emissão de boleto bancário gratuito, emissão de cartão de crédito, débito, internacional, soluções de Banking as a Service, além de APIs para todos os serviços financeiros e muito mais.

Na etapa de integração, nossos clientes também não precisam se preocupar, já que os nossos produtos e serviços são customizáveis e modulares justamente para atender aos mais variados formatos de negócios.

Quer garantir os melhores serviços para a sua empresa e clientes? Então, acesse o nosso site agora mesmo e saiba mais sobre os nossos serviços, produtos e tudo que a Ewally pode fazer para o seu negócio.

Aproveite e continue nos acompanhando por aqui, pois trazemos sempre informações importantes sobre o mercado financeiro, dicas, novidades do setor e muito mais.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Bancos Digitais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis

Leia Mais »

Confira outros artigos em nosso blog: