fbpx

Emissão de Boleto: Como Funciona, Vantagens e Como Implementar

A emissão de boleto é uma das etapas mais importantes no setor financeiro de qualquer empresa, mas você realmente entende como esse processo funciona, as principais vantagens e como implementar esse recurso no seu negócio?

Vem com a gente, pois, neste artigo, vamos te explicar todas as etapas desse processo e como gerar e emitir os boletos utilizando API. Confira!

O que é boleto bancário?

Emissão de Boleto

Antes de entender melhor como fazer a emissão da cobrança, vamos compreender um pouco sobre o que é boleto bancário

Saiba que esse documento é um dos meios de pagamento mais usados no Brasil, que possibilita a cobrança de valores de qualquer natureza. Para você ter uma ideia, segundo pesquisas, a emissão de boleto no Brasil chega a 50 milhões todos os meses.

A vantagem é que esse meio de pagamento pode ser usado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, desde que possuam conta bancária e tenham uma carteira de cobranças junto ao banco.

Como Funciona a Emissão de Boleto?

O boleto bancário é um meio de pagamento regulamentado pelo Banco Central do Brasil, sendo realizado de maneira ativa pelos clientes.

Para gerar um boleto de cobrança, saiba que é necessário habilitar uma conta corrente destinada para esse processo junto à instituição financeira. 

O boleto  é composto por diversas informações, como quem vai ser o pagador do valor, o cedente, que é a pessoa ou instituição que vai receber a cobrança, agência e código bancário, valor do documento, data do vencimento, juros e multas.

Além disso, você encontrará ainda sequência de dígitos, linha digitável e código de barras. 

A partir do recebimento do documento, o sacado, que é quem deve pagar o valor, faz o pagamento. Após o pagamento, o montante é depositado na conta da empresa em prazo pré-estabelecido pelo banco. 

Tipos de boleto bancário

Emissão de Boleto

E nesse universo de cobranças via boleto bancário, saiba que existem dois tipos principais. Confira quais são:

Boleto Registrado

O boleto registrado é aquele em que a instituição bancária, na maioria das vezes, é a responsável por imprimir a cobrança e enviar os boletos para os clientes.

Lembrando que, em situações de inadimplência, a responsabilidade do protesto também é do banco, o que garante mais segurança à empresa, evitando prejuízos financeiros.

Boleto Sem Registro

Já o boleto sem registro é o formato mais simples e também o mais barato. Ao escolher a carteira sem registro, a instituição bancária não tem controle sobre os boletos. 

Sendo assim, é de responsabilidade da própria empresa fazer o preenchimento, a emissão e o envio do boleto para o cliente.

Emissão de Boleto via API

Temos também a emissão de boleto via API que, inclusive, tem ganhado cada vez mais adesão entre empresas de diferentes portes, pois ela dispensa todo o trabalho manual na hora de fazer as cobranças.

Ao usar a tecnologia para gerar boleto online, você garante maior segurança aos processos financeiros da sua empresa, independente da linguagem de programação, além de realizar o registro do boleto.

Além disso, esse recurso permite uma grande escalabilidade, já que a integração dos sistemas é rápida e sem complicações.  

Para que serve a Emissão de Boleto via API?

O boleto via API serve como ponte entre aplicações, atendendo a um grande número de transações com diversas barreiras de proteção, capazes de identificar possíveis ataques cibernéticos e bloquear acessos suspeitos.

Além disso, a emissão de boletos via API serve para automatizar a realização de cobranças, além de identificar a compensação dos pagamentos, verificar os pagamentos em atraso e também notificar atrasos e emitir 2° via.

Quais as Vantagens da Emissão de Boleto via API?

Emissão de Boleto

O principal objetivo de utilizar a emissão de boleto via API é garantir maior agilidade e segurança no processamento de dados e confirmação de pagamentos.

Somado a isso, com essa tecnologia, é possível automatizar a realização de cobranças, compensação dos pagamentos e muito mais. 

A API de boleto também proporciona maior segurança às transações, pois ela usa o protocolo HTTPS, onde os dados são criptografados e o cliente pode realizar as compras com segurança.

Outra vantagem de fazer a emissão de boleto pessoa física ou jurídica usando uma API é a redução de volume de dados que, consequentemente, otimiza a performance da plataforma, evitando sobrecarregue do sistema.

Ao usar essas aplicações, sua empresa também consegue fazer a integração de várias formas de pagamento, como cartão de crédito e Pix, agregando ainda mais valor para sua empresa e fidelizando seus clientes, que contam com diversos meios de pagamento.  

A emissão de boleto via API também gera relatórios, contribuindo para uma análise financeira mais detalhada, já que você consegue visualizar dados reais de transações financeiras.

As melhores soluções financeiras estão na Ewally, entre em contato conosco!

Conclusão

A emissão de boleto via API é uma das formas mais eficientes para fazer a gestão de cobranças do seu negócio, garantindo ainda agilidade e segurança tanto para a sua empresa quanto para os seus clientes.  

Ao utilizar essa aplicação, você consegue eliminar todos os processos burocráticos e repetitivos envolvidos em um processo de cobranças, integrando com uma API robusta e com dezenas de bancos homologados.

Se você quer melhorar seu processo de cobrança por meio de boleto, conheça as soluções da Ewally, uma fintech que oferece uma infraestrutura completa de serviços financeiros para o seu negócio. 

A API para a emissão de boleto da Ewally utiliza tecnologia de ponta e permite grande escalabilidade, além de oferecer uma integração facilitada e rápida, garantindo toda a segurança que seu negócio precisa. 

Além da API para a emissão de boleto, nossa fintech disponibiliza ainda um portfólio completo de soluções financeiras para o seu negócio.

Com a Ewally, sua empresa também pode oferecer aos seus clientes cartão de débito, cartão de crédito, internacional, corporativo, soluções private label, white label, além de banking as a service, conta digital e muito mais.  

Ficou interessado? Então, venha conhecer tudo que a Ewally pode fazer para o seu negócio. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e produtos. 

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: