fbpx

Como transferir pelo PIX: passo a passo dos principais bancos

O novo meio de pagamento lançado pelo Banco Central está fazendo o maior sucesso, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas de como transferir pelo pix e garantir uma transação segura. 

A verdade é que não há segredo para fazer essa operação, sendo que ela pode ser feita diretamente no aplicativo da instituição bancária ou da sua conta digital de maneira rápida, simples e em poucos segundos.

Aliás, desde que foi lançado em dezembro de 2020, o pix  já contabiliza mais de 133 milhões de chaves cadastradas. De acordo com dados do Banco Central, desse total de chaves, 128.102.487 são chaves de pessoas físicas e 5.775.470 de pessoas jurídicas.

Inclusive, ainda segundo dados do BC,  mais de 286 milhões de operações foram realizadas por meio do PIX em 2021, sendo que oito a cada 10 transferências realizadas pelo PIX ainda são feitas de pessoa para pessoa (P2P).

Para te ajudar a entender de maneira prática como fazer essa operação, elaboramos um passo a passo do procedimento nos principais bancos do Brasil. Vem com a gente e aprenda de uma vez por todas como fazer essa operação.

O que é PIX?

Antes de compreender como transferir usando o pix, vamos entender um pouco sobre do que se trata esse novo jeito de pagar e receber dinheiro.

Saiba que o pix é um meio de pagamento instantâneo lançado em dezembro pelo Banco Central com o objetivo de desburocratizar o acesso aos serviços bancários e também estimular a concorrência e fomentar a competitividade entre as instituições financeiras.

Somado a isso, uma das principais propostas do pix é oferecer mais uma opção de pagamento ao lado de operações, como TED e DOC, que já são usados nas transações, mas com restrições de dias, horários, além da cobrança de tarifas.

A partir dessa nova opção de transferência, pessoas físicas e empresas podem fazer pagamento ou receber valores em menos de 10 segundos, usando apenas o aplicativo disponibilizado pelo banco ou conta digital.

A vantagem é que para pessoas físicas essas transações são totalmente gratuitas, já para as empresas, a cobrança de tarifa é opcional por parte dos bancos que, inclusive, podem oferecer a gratuidade.

Mas saiba que, por determinação do Bacen, nesses casos, os valores das tarifas precisam ser mais baratas do que outras formas de transferência.

Além disso, diferente do TED e DOC que compensa apenas os valores transferidos nos dias úteis, com o pix as transações podem ser feitas 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo finais de semana e feriados.

Como transferir pelo PIX pelos principais bancos [PASSO A PASSO]:

como transferir pelos principais bancos

Para te ajudar a executar essas transações de maneira facilitada, confira o passo a passo que preparamos para você de como fazer uma transferência pelo pix nas mais diferentes instituições bancárias. 

Dá uma olhadinha e aprenda de um jeito fácil e prático como fazer essa operação.

Transferir PIX pelo Banco do Brasil

Se você tem conta no Banco do Brasil, por exemplo, o procedimento também é bem simples. Siga o passo a passo que preparamos logo abaixo:

1 – Ao acessar o aplicativo do seu celular, toque na opção do Pix, que já estará na tela inicial;

2 – Depois, selecione o ícone “Pagar com Pix”;

3 – Em seguida, clique no tipo de chave que usará na transação, que pode ser e-mail, telefone, CNPJ ou CPF e chave aleatória, e insira os dados do beneficiado.

4 – Feito isso, clique em em “Avançar”;

5 – Agora, você precisará escolher o valor da transferência e tocar novamente em “Avançar”;

6 – Não se esqueça de revisar os dados da operação para não cometer erros na operação;

7 – Em seguida, digite a senha e toque em “Confirmar”.

Transferir PIX pelo Ewally

transferir pix pelo ewally

Se você quer saber como transferir pix pela Ewally, não precisa se preocupar, pois nosso aplicativo é muito intuitivo, rápido e com fácil navegação. Para fazer a operação, basta seguir as nossas orientações. Confira!

1 – Ao acessar o aplicativo da Ewally, logo na primeira tela do app, você verá o ícone do Pix;

2 – Toque na opção e automaticamente você será redirecionado para a tela da transação, onde aparecerá a opção do QR Code e os ícones transferir, pagar e cobrar;

3 – Clique no ícone de transferir, digite a chave escolhida e confirme os dados do beneficiário. Aliás, é importante que você fique atento nessa etapa para que as informações estejam corretas e você não tenha a operação validada;

4 – Depois de confirmar os dados, aparecerá na tela uma mensagem de confirmação da operação.

5 – Em seguida, você terá a opção de visualizar o comprovante da transação, baixar ou compartilhar. Pronto, sua transferência foi realizada com sucesso.

Transferir PIX pelo Bradesco

O Banco Bradesco também oferece a possibilidade de transferência pelo pix. O procedimento no seu aplicativo também não tem complicações e você pode fazê-la em poucos segundos. Dá uma olhadinha!

1 – Na tela inicial do app do Bradesco, clique no ícone do Pix;

2 – Depois, clique na opção “Transferir”;

3 – Feito isso, escolha qual o tipo de chave deseja fazer a operação;

4 – Agora, você precisará digitar a chave e tocar no botão “Continuar”;

5 – Em seguida, digite o valor da transferência que será feita ao destinatário;

6 – Para que a sua operação ocorra de forma correta, lembre-se de fazer a conferência dos dados do destinatário e, depois, confirme a transação.

Transferir PIX pelo Santander

Quer saber como transferir pelo pix Santander? Nessa instituição bancária, a operação também é muito rápida e fácil e, em poucos segundos, a operação estará concluída. Siga o passo a passo que elaboramos para te ajudar a executar a transação:

1 – Ao acessar o aplicativo do Santander, a primeira coisa a fazer é tocar no ícone “Pix”, que fica logo abaixo do seu saldo;

2 – Depois disso, toque na palavrinha “Pix”, que fica também logo abaixo de “Pagar e transferir”;

3 – Feito isso, escolha um das chaves já cadastrados ou clique em “Pagar para novo contato”;

4 – Se optar por “Pagar para novo contato”, indique o dado do usuário que vai receber a transferência.

5 – Depois que você digitar a chave de quem vai receber, clique no ícone “Continuar”;

6 – Agora, você precisará informar o valor da transferência e, em seguida, tocar  novamente em “Continuar”;

7 – Dá uma olhadinha nos dados descritos para ter certeza que estão corretos e, depois disso, toque em “Confirmar”;

8 – Feito isso,  o comprovante aparecerá na sua tela e você poderá baixar ou compartilhar com o destinatário.

Transferir PIX pelo Itaú

O passo a passo de como transferir pelo pix Itaú também é muito prático e rápido, facilitando o dia a dia dos seus usuários na hora de fazer as transações. Confira o passo a passo e faça a sua operação de forma ágil.

1 – Acesse o app do Banco Itaú e na tela principal,  vá até o ícone do Pix;

2 – Depois, toque em “Transferir“;

3 – Feito isso, clique em “Chave Pix” e escolha aquela que deseja utilizar;

4 – Agora, você deve escolher o tipo de chave e digitá-la no campo que fica ao lado, em seguida, toque em “Continuar“;

5 – Após isso, confirme o nome do destinatário;

6 – Escolha de qual conta o valor será debitado e, depois, toque em “Continuar“;

7 – Feito isso, digite o valor da transferência e clique em continue;

8 – Não se esqueça de revisar os dados da transação para evitar falhas e, estando tudo certo, toque em “Confirmar transferência“;

9 – Digite a senha do cartão para concluir a operação. Pronto, a sua operação foi concluída com sucesso.

Formas de transferir pelo PIX:

formas de transferir

Agora que você sabe como transferir com pix nas mais diversas instituições bancárias, confira as formas de transferências oferecidas por esse novo meio de pagamento tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

Informando os dados bancários

Além das chaves pix e do QR Code, é possível fazer também a transferência do dinheiro informando apenas os dados bancários do beneficiário, que pode ser pessoa física ou jurídica.

A vantagem é que esse tipo de operação não é diferente do que você já está acostumado ao usar as transações de TED e DOC, por exemplo. Normalmente, essa opção é usada para fazer o envio do dinheiro para usuários que ainda não efetuaram o cadastro no pix. 

Nos campos indicados para o preenchimento de dados da tela do pix, basta digitar o nome completo do destinatário, CPF ou CNPJ, número da instituição bancária e os dados de agência e conta. Pronto, basta seguir o passo a passo indicado pelo aplicativo.

Com a chave Pix

Para quem quer entender como transferir pelo pix usando as chaves, a transação também é muito tranquila de ser feita. 

Para você entender melhor essa operação, saiba que essas chaves são, na verdade, códigos de identificação, que podem ser e-mail, telefone, CPF ou CNPJ e um código aleatório.

Para validar as operações usando as chaves pix, você precisará escolher apenas uma das quatro opções de códigos disponíveis pelo meio de pagamento. 

Vale lembrar que essas combinações servem para substituir os dados bancários, como agência e conta, que estamos acostumados a usar nas transações.

Para fazer a operação, você precisa inserir a chave cadastrada pelo usuário que receberá o dinheiro, que pode ser empresa ou pessoa física.

Na hora de fazer o cadastro das chaves, saiba que as pessoas físicas só podem registrar no máximo cinco chaves pix por titularidade. Então, se você possui contas abertas em diferentes instituições, é possível  cadastrar cinco chaves em cada uma delas.

Mas para as pessoas jurídicas, esse número de chaves é bem maior, podendo cadastrar até 20 códigos diferentes por conta, lembrando que não é possível incluir a mesma chave em mais de uma conta. 

Por meio de QR code

transferir por qr code

Outra maneira de como fazer uma transferência pelo pix é por meio do QR Code, que são aqueles códigos de barras que podem ser lidos por celulares e outros dispositivos móveis.

Para usar essa modalidade, a empresa ou pessoa física que receberá o dinheiro pode apresentar um QR code estático ou dinâmico, que permite que a transação seja feita em poucos segundos.

Os usuários podem usar dois tipos de QR code, que é o dinâmico,  indicado principalmente para o pagamento de compras. Dessa forma, cada estabelecimento pode inserir novas informações sobre a transação, além do valor cobrado.

Já o QR code estático é uma opção que pode ser usada para as mais variadas transações, porém, é indicado especialmente para transferências entre pessoas comuns. Para usá-lo, basta definir o valor, gerar um QR code e enviar para o usuário que receberá a quantia.

Conheça as melhores soluções financeiras no site da Ewally!

Conclusão

Agora que você aprendeu como transferir pelo PIX, é só acessar o aplicativo do seu banco para cadastrar as chaves e começar a usar esse novo pagamento, que promete ser um dos principais usados no Brasil.

A vantagem é que as transações são feitas em segundo e as tarifas para as operações são mais acessíveis ou até isentas, dependendo da sua instituição bancária que tem conta corrente.

Se você tem uma empresa e quer garantir os melhores serviços financeiros tanto para a sua organização quanto para os seus clientes, não deixe de conhecer a Ewally, uma fintech que oferece as soluções mais vantajosas para os mais diferentes modelos de negócio.

A Ewally disponibiliza para os seus clientes um amplo portfólio de produtos e serviços, que incluem soluções de conta digital, Banking as a Service, cartão private label, cartão pré-pago, corporativo, APIs para todos os serviços financeiros e muito mais.

Outra vantagem da Ewally é que os nossos produtos e serviços são personalizados para atender aos mais variados formatos e portes de negócios com soluções totalmente customizáveis.

Venha conhecer os nossos serviços e entender o porquê mais de 100 mil empresas já escolheram a Ewally. Quer saber mais  sobre a nossa empresa e as soluções financeiras disponíveis?

Então, acesse o nosso site e fique por dentro de tudo que a Ewally pode fazer para a sua empresa e também para os seus clientes.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Bancos Digitais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis

Leia Mais »

Confira outros artigos em nosso blog: