fbpx

Back-end: O Que É, Para Que Serve e Quais Suas Linguagens?

As transações e operações feitas pela internet precisam ser executadas por um programador back-end, um modelo de desenvolvimento que direciona e determina como cada uma das funções será executada no ambiente eletrônico.

Esse sistema é responsável por garantir a operação de toda a estrutura de um site, por exemplo.

Quer saber mais como essa programação funciona para diversas atividades, como enviar  mensagens, baixar conteúdos ou mesmo postar uma imagem nas suas redes sociais? Vem com a gente!

O Que É Back-end?

o que é back-end

Se você não faz ideia sobre o que é backend, saiba que é o desenvolvimento de recursos e estrutura por trás da programação, que garante a realização das ações por parte dos usuários em um computador.

Para você entender, tudo que está por trás de um site com uma bela interface é baseado em informações trocadas entre banco de dados e navegador, que não são visíveis pelos usuários.

Quais as Diferenças entre Back-end e Front-end?

É bom que fique claro que um servidor backend é diferente do front-end. O backend é a estrutura que possibilita a operação do sistema, enquanto o front-end é responsável pela parte visual, como apresentação, design, linguagens, cores, entre outros.

Mesmo tendo papéis diferentes, essas aplicações estão ligadas intimamente para que os ambientes eletrônicos operem em sincronia.

Para que serve o Backend?

A função de um backend está relacionada com servidores, bancos de dados, segurança, estrutura, gerenciamento de conteúdo e atualizações.

Esse tipo de aplicação serve para tratar os dados e também é o local onde ocorrem as inserções, arquivamentos e leituras de dados, por trás de uma aplicação.

De forma resumida, são recursos que garantem a concretização dos processos mais simples em um ambiente eletrônico, como buscas em sites de compra ou até mesmo as ações mais complexas.

O que o Back-end engloba em Seu Universo?

O que o Back-end engloba em Seu Universo

Agora que você entendeu do que se trata essa tecnologia, vamos conhecer como funciona o backend e os pontos que fazem a interligação dessa programação. Confira!

Bancos de dados e servidores

Um desses elementos são os bancos de dados e servidores. O banco de dados é uma espécie de fonte de informações, onde as informações são armazenadas e podem ser acessadas pelos usuários.

Já o servidor é uma estrutura responsável por garantir a operação dos computadores.

Segurança de dados

segurança de dados

Em um universo totalmente digitalizado e cheio de inovações, os processos e dados de uma companhia são uma espécie de patrimônio corporativo com muito valor e que, infelizmente, podem ser alvos de ataques.

Ao desenvolver um back-end, o programador precisa seguir algumas diretrizes e boas práticas com base em um padrão de segurança, que garante confiança e proteção contra possíveis invasões, principalmente no que se refere aos roubos de dados.

Linguagens de programação

A linguagem de programação é composta por termos usados em todas as etapas, desde o planejamento, construção das aplicações, implantação dos elementos até os procedimentos de manutenção da estrutura.

Como o servidor back-end é uma das partes mais importantes do site, é fundamental conhecer um pouco das linguagens de programação, como TypeScript, Java, Python, Node.js, entre outros, para te ajudar a compreender o funcionamento dos sistemas.

APIs

apis

A API é a sigla para Application Programming Interface, que permite a comunicação entre sistemas com tecnologias diferentes a partir de uma linguagem que seja acessível e clara para todos os agentes envolvidos.

Os APIs servem para conectar bancos de dados, softwares, aplicações e serviços, utilizando um formato padrão de programação para facilitar as aplicações.

Experiência e interface do usuário

A experiência e a interface do usuário também fazem parte da estrutura backend. Quando um usuário acessa o site, por exemplo, ele observa se a plataforma é intuitiva, rápida e eficiente.

Sendo assim, toda essa estrutura de programação é importante para o bom desempenho das aplicações e a agilidade de cada elemento, o que pode agradar ou não um usuário em uma navegação online.

Aliás, a experiência do usuário é um dos cuidados mais importantes para lojas virtuais, que precisam garantir a preferência dos consumidores.

O que é Linguagem Backend?

Como já falamos no tópico anterior, as linguagens backend são basicamente os termos usados para definir aplicações e ações dentro que são executadas dentro dos ambientes eletrônicos.

Quais as Linguagens de Programação Back-end?

Quais as Linguagens de Programação Back-end

Entre as principais linguagens de programação estão o HTML e CSS, elementos responsáveis pela estrutura de um site, servindo como uma espécie de esqueleto da programação e outros recursos adicionais.

O PHP é uma linguagem usada especialmente em páginas de web para adicionar funções a uma página, além de integrar informações do sistema a um banco de dados MySQL.

A Python é também uma das linguagens backend muito fácil de aprender, lançada há três décadas, sendo usada para desenvolvimento web e machine learning.

O Ruby é uma linguagem orientada a aplicações com uma sintaxe parecida a outras linguagens, como o Java e C. O Ruby oferece suporte para sistemas, como Windows, Mac e Linux.

O Backend é essencial na Programação?

A resposta é sim! O servidor backend é responsável por garantir o funcionamento do seu sistema no que se refere à estrutura, segurança e banco de dados, entre outras aplicações. Ou seja, sem esse tipo de aplicação, não é possível ter uma programação eficiente.

Conheça as soluções financeiras da Ewally!

Conclusão

Mesmo não atuando na área de programação, se você tem um negócio online é importante entender do que se trata back-end, suas aplicações e para que serve esse sistema tão usado nas operações eletrônicas.

Além de conhecer as aplicações de programação utilizadas pela sua empresa, sempre que precisar do fornecimento de tecnologia financeira para sua companhia e clientes, conheça a Ewally.

Nossa fintech possui um amplo portfólio de soluções financeiras modernas, customizáveis, seguras para atender as mais diversas necessidades. Na Ewally, você tem acesso aos serviços de Banking As a Service, cartões de crédito, débito, conta digital, pré-pago e muito mais.

Quer saber como nossas soluções podem ajudar a sua empresa a alcançar voos ainda maiores? Acesse o nosso site agora mesmo!

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: