fbpx

Acessibilidade digital: veja benefícios e como aplicar em seu site!

Você já parou para pensar se o seu site realmente oferece acessibilidade digital? Entende a importância desse conceito nos dias atuais?

Saiba que essa prática precisa ser algo presente no dia a dia da população, permitindo que qualquer tipo de pessoa tenha acesso à internet sem dificuldade, independentemente das limitações ou deficiências que possuem.

Se você quer garantir acessibilidade ao ambiente digital do seu site, venha com a gente entender os benefícios dessa prática e entenda como aplicar em seu site.

Conheça as melhores soluções financeiras no site da Ewally!

O que é acessibilidade digital?

o que é acessibilidade digital

Entender o que é acessibilidade digital o primeiro passo para que você possa adequar o seu site é oferecer os melhores recursos aos seus usuários.

Essa acessibilidade aos meios digitais é basicamente uma junção de recursos que possibilita a navegação, compreensão e interação de todas as pessoas – independentemente de suas dificuldades  – à internet e sem a necessidade de ajuda.

Qual a importância da acessibilidade digital?

A acessibilidade e inclusão digital são temas cada vez mais discutidos, principalmente, porque menos de 1% dos sites garante um acesso facilitado no Brasil, segundo estudo feito pela empresa Big Data, com uma parceira do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web.

A sua implantação é importante justamente para facilitar e otimizar o acesso de qualquer pessoa com deficiência aos ambientes virtuais, no sentido de eliminar as barreiras encontradas para a navegação na web.

A acessibilidade digital para deficientes deve ser implantada para que as pessoas com deficiência possam utilizar, participar, interagir de maneira autônoma em sites e qualquer outro serviço disponível pela internet.

Por meio dessa prática, é possível utilizar, participar e interagir com autonomia em sites e serviços disponíveis na internet.

Por que investir em acessibilidade digital? Conheça alguns benefícios

por que investir em acessibilidade digital

Esse é um assunto que deve estar no radar de todos os proprietários e gestores de sites independente do nicho de atuação, seja ele um e-commerce, uma fintech de serviços financeiros, sites de contas digitais e por aí vai.

A ideia é que a acessibilidade digital alcance todas as pessoas, independente das suas condições, classe social, gênero, etc.

Mas quais os benefícios dessa prática para esses usuários? Saiba que a lista é grande, porém separamos aqui as principais vantagens para os usuários. Confira!

Alcance uma audiência mais ampla

Um dos grandes benefícios é garantir uma audiência mais ampla, já que você consegue abranger diferentes públicos com deficiência, que incluem dificuldades ou limitações auditivas, motoras, visuais e cognitivas.

Para conseguir a acessibilidade de um site, use recursos de transcrição, suporte para dispositivos móveis, closed caption, design simples, etc.

Evite discriminação e reclamações legais

Um site acessível evita a discrimação e reclamações legais, já que a acessibilidade digital é, inclusive, um direito civil, garantido pela lei de acessibilidade digital, que entrou em vigor em 2016.

Aumente a usabilidade

Outra vantagem de aplicar recursos de acessibilidade é que você consegue tornar seus serviços, ambientes e produtos utilizáveis para pessoas com deficiência, melhorando a facilidade de uso e também garantindo uma melhor a experiência do usuário.

Melhore o SEO

Um site acessível melhora também o SEO, permitindo que você tenha um melhor ranqueamento em plataformas de buscas, como o Google, por exemplo, aumentando a chances de ser encontrado pelo seu público.

Com isso, um dos grandes benefícios da acessibilidade digital é atrair mais tráfego para o seu conteúdo, conseguindo, inclusive, ótimas oportunidades de negócios.

Construa uma imagem positiva

Ao oferecer um site acessível a todas as pessoas, você consegue construir uma imagem positiva com seus consumidores. Hoje em dia, muitas pessoas querem fazer negócios com empresas que apoiam causas sociais, que compartilhem suas crenças, ideais e valores.

Ao tomar uma posição, sua marca estará construindo uma imagem de marca positiva, melhorando a sua reputação no mercado.

Como garantir a acessibilidade digital?

como garantir acessibilidade digital

Agora que você já sabe a importância da acessibilidade digital, é fundamental que você entenda como garantir que seu site seja, de fato, acessível para os usuários, principalmente, para aqueles que têm dificuldades ou limitações.

Se você deseja entender quais são as melhores formas para otimizar o seu site, comece pela implantação de códigos que sejam mais simples e fáceis de serem compreendidos, usando uma semântica adequada.

Ao otimizar o seu site com todos os critérios para a acessibilidade digital para deficientes é importante que ao produzir conteúdo. Utilize a comunicação multissensorial, incluindo vídeos com legendas, textos com áudios e imagens com descrições.

Fique atento também na hierarquia dos cabeçalhos, critério que facilita a escalabilidade, que serve para otimizar o conteúdo para a melhor compreensão.

É importante também que, ao implementar melhorias para garantir acessibilidade digital, você conte com profissionais que entendam de códigos de internet e tenham bastante conhecimento  das variáveis de cada site.

Exemplos de sites com acessibilidade

Mesmo alcançando um percentual bem aquém do ideal, o Brasil conta com sites que garantem a acessibilidade, facilitando o acesso à internet por parte de todos.

Há muitos exemplos de sites com acessibilidade, como o Portal Unimed Fortaleza que, inclusive, ganhou, em 2016, o Prêmio MAQ de Acessibilidade na Web.

O Portal Dataprev também é um dos melhores exemplos. Inclusive, ele também ganhou esse mesmo prêmio na categoria Governamental.

O site do núcleo de acessibilidade e Usabilidade da Unirio também é um dos bons exemplos de que é possível garantir acessibilidade e inclusão digital.

Encontre os melhores serviços financeiros na Ewally!

Conclusão

Oferecer acessibilidade digital é mais que importante, é praticamente uma obrigação de todos os sites. Por isso, ao criar um site ou até fazer implementação em seus sistemas, não deixe de adotar as boas práticas mencionadas nesse artigo.

Além de ser benéfico para seus usuários, ele também traz muitas vantagens para sua empresa, garantindo uma imagem ainda mais positiva no mercado e aumentando as oportunidades de negócios.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de acompanhar nosso blog, pois trazemos sempre os melhores assuntos sobre o setor, dicas, tendências e as novidades da área.

Aproveite e conheça a Ewally, que oferece soluções financeiras para empresas dos mais diversos segmentos. Acesse o nosso site e encontre os melhores produtos e serviços para o seu negócio.

Quer conhecer nossas soluções ou abrir o Seu Banco com a Sua Marca?

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: