Banking as A Service (BaaS): O que é, mercado, vantagens e tecnologias envolvidas

bass: o que é?

Você sabe o que é Baas? Conhece as vantagens que esse modelo de serviço pode fazer para a sua empresa?

Se já ouviu falar ou até leu sobre esse assunto, mas ainda não entende muito bem do que se trata essa tecnologia, esse artigo é para você.

BaaS, que significa Banking as a Service, é uma tecnologia amplamente disseminada nos últimos anos, principalmente, por conta do surgimento das fintechs, que apresentam novos modelos de serviços, capazes de transformar empresas com investimentos menores e mais flexíveis.

Para você entender como esse mercado está em expansão, a pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, promovida em 2018 pela Federação Brasileira de Bancos em conjunto com a Deloitte, revelou um crescimento de 56% no volume de contas digitais abertas por dispositivos móveis.

Inclusive, esse número representa 2,5 milhões de novas contas. O estudo destaca ainda que 80% das pessoas realizam transações financeiras por meio de mobile banking.

Diante desses dados é possível entender o porquê esse mercado está em plena expansão, não é mesmo?

Então, se você quer entender um pouco mais sobre como esse serviço, que pode revolucionar a sua empresa, as suas vantagens e as tecnologias envolvidas nessa solução, continue acompanhando esse artigo que preparamos para você.

Leia também:
+ O que são as fintechs e como elas auxiliam a vida financeira?
+ Conta digital: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

O que é Banking as a Service (BaaS)?

Sabemos que, para quem não atua nesse segmento, muitas vezes, é complicado compreender alguns termos e tecnologias. Mas para que esse assunto fique bem claro para você, vamos explicar tudo sobre uma plataforma BaaS.

O primeiro passo é entender o que é Banking as a Service. Essa solução é basicamente um serviço, que possibilita que diferentes empresas tenham um banco com a sua própria marca e que possa utilizar esse modelo de negócio de maneira descomplicada. 

Além disso, o BaaS, Banking as a Service, é um serviço que pode ser ofertado para os mais diferentes segmentos do mercado e públicos, como clientes, funcionários, fornecedores e muito mais. 

Essa tecnologia oferece uma experiência personalizada aos seus clientes, mas boa parte da responsabilidade com licenças, legislação, operações, compliance, segurança fica a cargo da empresa de tecnologia que oferece a solução. 

Essas empresas de ferramentas baas cuidam de toda a parte técnica e regulatória para que as companhias contratantes possam se debruçar em outras questões, como captação, relacionamento e fidelização de clientes

Como funciona o BaaS?

bass: banking as a service. como funciona?
Como funciona o BaaS?

Os módulos que compõem o Banking as a Service estão disponíveis apenas no ambiente digital por meio de aplicativos customizados, onde o usuário pode ter total controle sobre seus dados e realizar qualquer tipo de transação financeira. 

Além de um app, uma conta digital oferece ainda a possibilidade de fazer movimentações em conta, já que, com essa tecnologia, o usuário tem um cartão virtual ou físico, que também pode ser personalizado.

Vale lembrar que as etapas de desenvolvimento dos aplicativos podem ser feitas pela empresa contratante tanto internamente como por meio de terceirização, dependendo das necessidades e condições da contratante.

E quando o assunto é integração do BaaS, você não precisa se preocupar, pois ela é feita de forma facilitada com a utilização de API’s (Application Programing Interface), que são adaptáveis de acordo com os sistemas que a sua empresa já possui.

Quem pode ter o Banking as a Service?

A vantagem é que essa tecnologia pode ser aplicada às mais diversas empresas de diferentes portes e segmentos, já que não há restrições quanto às áreas de atuação por ser uma plataforma modular e flexível.

Uma ferramenta BaaS pode atender instituições, como startups ou médias e grandes organizações que sintam a necessidade de oferecer uma conta digital ou outras funcionalidades para funcionários, clientes, parceiros, entre outros. 

7 Vantagens que levam uma empresa a querer ter seu próprio banco

bass para empresas
7 vantagens que levam uma empresa a querer ter seu próprio banco

Antes de pesquisar pelos melhores parceiros de Baas, é importante que você entenda quais são as vantagens que levam uma empresa a querer ter o seu próprio banco. 

1. Ampliação dos serviços

Entre os principais benefícios da tecnologia está a ampliação dos serviços oferecidos pelo seu negócio, o que pode gerar uma maior atração de novos clientes para sua empresa. 

2. Facilidade para pagamentos dos fornecedores

Essa solução também pode facilitar a realização de pagamentos de fornecedores, funcionários e outros canais, agilizando o processo, reduzindo o uso de dinheiro em espécie e mantendo o mesmo no seu ecossistema. 

3. Aumento do faturamento

O aumento do faturamento também é uma das vantagens que podem ser destacadas ao ter um banco próprio, já que você poderá comercializar produtos financeiros com a mesma qualidade e eficiência de bancos tradicionais. 

4. Fidelização de clientes

Sem contar que o BaaS também é capaz de aprimorar o relacionamento entre a sua marca e seus clientes, promovendo uma maior fidelização dos seus consumidores.

5. Conhecimento do seu público

O Baas –  Banking as a Service – também é um recurso que te ajudará a conhecer detalhadamente o perfil do seu público, uma vez que a ferramenta faz a captação das mais diversas informações, norteando as suas ações.

Quanto mais sua empresa conhece seus clientes, mais chances ela tem de oferecer produtos e serviços que o seu público procura. 

6. Redução de custos para seus clientes

Essa tecnologia também pode reduzir custos para seus clientes e também para sua empresa, já que, ao contrário dos bancos tradicionais, esse tipo de conta não exige o pagamento de taxas para a manutenção de contas. 

Isso porque, as transações acontecem no ambiente virtual, o que elimina as despesas também com funcionários, infraestrutura e todos os outros serviços, que são repassados aos correntistas. 

Nesse sentido, o Banking as a Service torna-se uma solução ainda mais rentável por não ter a necessidade de manter profissionais presencialmente, como ocorre no modelo de banco que estamos acostumados. 

7. Serviços customizados

Essa tecnologia também é muito flexível, sendo possível que a empresa contratante escolha os serviços que mais se encaixam às necessidades do seu público, evitando desperdício de tempo e de investimento em soluções desnecessárias.

Qual o papel da Ewally nessa nova jornada?

Para as empresas que estão pensando em ter o seu próprio banco, saiba que a Ewally pode te ajudar nesta jornada.

Somos uma fintech que investe alto em tecnologia para oferecer serviços e soluções financeiras 100% digitais em uma conta digital.

Nossa tecnologia possibilita que empresas de diferentes segmentos possam atuar como instituições de pagamento, mesmo que essa não seja sua área de atuação. 

Com o nosso BaaS, sua empresa pode fazer o pagamento de contas, tributos e boleto de maneira automatizada por meio de código de barras, além de permitir transferência via TED para qualquer outro banco ou na mesma hora para outras contas Ewally.

Sem contar que a nossa plataforma também disponibiliza serviços de saque em todo o território nacional nos terminais do Banco24horas, ou no exterior, na rede Pulse.

Quanto tempo demora para ter o meu Banking as a Service?

Uma das facilidades de utilizar uma plataforma BaaS é que o seu tempo de desenvolvimento é muito rápido, já que as principais tecnologias que sustentam essas soluções estão prontas, bastando apenas adequações de acordo com cada modelo de negócio. 

O tempo médio para a implementação de uma conta digital pode levar em torno de 30 dias ou mais, dependendo das especificidades do projeto e do seu time técnico. 

Conclusão

O BaaS é uma solução tecnológica que está revolucionado o mercado financeiro devido às suas facilidades tanto de implementação quanto de utilização. 

Se sua empresa quer ampliar as suas vendas, conquistar novos clientes, facilitar as transações financeiras com clientes, fornecedores e parceiros, esse é um serviço que você precisa adotar na sua organização. 

Entre as melhores BaaS do mercado, a solução oferecida pela Ewally tem ganhado cada vez mais espaço no segmento pela sua tecnologia inovadora, facilidade de aplicação e serviços disponíveis.

Monte o seu banco com a nossa infraestrutura modular, API’s flexíveis e customizados para a abertura de conta, KYC (Know Your Customer) e PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro).

Com a nossa conta digital, sua empresa tem acesso à uma variedade de serviços, como pagamento de contas, saque, transações P2P, TEDs, emissão de boleto bancário, recarga de celular, vale transporte e muito mais. 

Ofereça uma experiência personalizada para o seu cliente e aumente a receita da sua empresa com os produtos financeiros da Ewally.

Se você quer conhecer todos os benefícios de uma conta digital, acesse o nosso site ou entre em contato conosco.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos mais lidos:

Confira outros artigos em nosso blog: